segunda-feira, 18 de março de 2013

A Invasão dos Memes


Qualquer pessoa que utiliza a internet já reparou: os Memes estão por toda a parte.
Quem nunca se pegou rindo de alguma tirinha com um desses rostos, uma imagem ou frase engraçada que se tornou Meme?  É quase inevitável.
A expressão Meme é um termo grego que significa imitação. Podem ser uma imagem (como as “Rages Faces”), uma gíria ou bordão, um vídeo, uma hashtag, entre outros. Eles não são apenas um viral, são algo que além de se espalhar, aparecem em diferentes versões o tempo todo, assim como somem rapidamente também.
Com as redes sociais isso se espalha com uma rapidez ainda mais impressionante. Imagine qualquer notícia importante: poucos minutos depois dessa notícia se espalhar, os Memes já estão invadindo as páginas com suas piadas irreverentes e sem censura alguma. 
A espontaneidade é o principal atributo desse fenômeno. Nenhum dos personagens ou marcas tiveram a intenção de “viralizar”, mas por serem inusitados, caíram na boca do povo.

Alguns memes famosos
Christiane Torloni, ao ser entrevistada na cobertura do Rock in Rio 2011 pelo Multishow, não entendeu o que a repórter perguntou – aparentemente embriagada -  e respondeu com a frase “’Hoje é dia de rock, bebê’. Frase esta que foi compartilhada por milhares de internautas em todas as redes sociais e se tornou um bordão. 


A jornalista e apresentadora Sandra Annemberg também virou meme com a expressão - "Que deselegante", que ela soltou ao vivo, depois que uma repórter foi interrompida no vídeo por bagunceiros na porta do hospital onde o ex-presidente Lula estava internado.




 Os memes e a publicidade
Luíza, que voltou do Canadá que o diga, muitos outros marqueteiros adotaram os  memes comuns entre adolescentes nas propagandas ou ofertas de produtos. Os profissionais têm abraçado memes da internet como uma forma para criar “buzz marketing” para seu produto ou serviço.  As marcas já entenderam o poder dos memes para criar um relacionamento mais amigável com seus clientes, principalmente o público jovem.
 Johnson & Johnson:


A marca fez uma intervenção urbana com rostos memes para promover o fio dental Reach.
A agência Casa usou como mídia as rachaduras nas calçadas onde continham pequenos tufos de grama fazendo alusão aos restos de alimentos que ficam entre os dentes.
Volkwagen:


 De olho no sucesso que Mussum fez recentemente no Facebook, em diversos sites e mídias sociais, a Volkswagen do Brasil, acaba de lançar a campanha publicitária do Novo Fusca, com Mussum como estrela da campanha.
Como na foto, ele avisa: “Olha quem voltousis!” ou para reforçar a potência do motor (220cv) ele declara “Cavalis prá Cacildis!”
Em um dia a peça impactou mais de 28 milhões de pessoas, gerando mais de 16.971 compartilhamentos, na seção “Compartilha, Cacildis” do site do Novo Fusca.

Agora que vcs já sabem o que são memes, nós vamos para a baleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário