Qualquer
pessoa que utiliza a internet já reparou: os Memes estão por toda a parte.
Quem nunca se
pegou rindo de alguma tirinha com um desses rostos, uma imagem ou frase engraçada
que se tornou Meme? É quase inevitável.
A expressão Meme é um termo grego que significa imitação. Podem
ser uma imagem (como as “Rages
Faces”), uma gíria ou bordão, um vídeo, uma hashtag, entre
outros. Eles não são apenas um viral, são algo que além de se espalhar, aparecem
em diferentes versões o tempo todo, assim como somem rapidamente também.
Com as redes sociais isso se espalha com uma rapidez ainda mais
impressionante. Imagine qualquer notícia importante: poucos minutos depois
dessa notícia se espalhar, os Memes já estão invadindo as páginas com suas
piadas irreverentes e sem censura alguma.
A
espontaneidade é o principal atributo desse fenômeno. Nenhum dos personagens ou
marcas tiveram a intenção de “viralizar”, mas por serem inusitados, caíram na
boca do povo.
Alguns memes famosos
Christiane Torloni, ao ser entrevistada na cobertura do Rock in Rio 2011 pelo Multishow, não
entendeu o que a repórter perguntou – aparentemente embriagada - e respondeu com a frase “’Hoje é dia de rock,
bebê’. Frase esta que foi compartilhada por milhares de internautas em todas as
redes sociais e se tornou um bordão.
A jornalista e apresentadora Sandra Annemberg também virou meme com a expressão - "Que deselegante", que
ela soltou ao vivo, depois que uma repórter foi interrompida no vídeo por
bagunceiros na porta do hospital onde o ex-presidente Lula estava internado.
Os memes e a publicidade
Luíza, que voltou do Canadá que o
diga, muitos outros marqueteiros adotaram os memes comuns entre adolescentes nas
propagandas ou ofertas de produtos. Os
profissionais têm abraçado memes da internet como uma forma para criar “buzz
marketing” para seu produto ou serviço. As
marcas já entenderam o poder dos memes para criar um relacionamento mais
amigável com seus clientes, principalmente o público jovem.
Johnson
& Johnson:
A marca fez uma intervenção urbana com rostos
memes para promover o fio dental Reach.
A agência Casa usou como mídia as rachaduras nas calçadas onde continham
pequenos tufos de grama fazendo alusão aos restos de alimentos que ficam entre
os dentes.
Volkwagen:
De olho no sucesso que Mussum fez recentemente no Facebook, em diversos
sites e mídias sociais, a Volkswagen do Brasil, acaba de lançar a campanha
publicitária do Novo Fusca, com Mussum como estrela da campanha.
Como na foto, ele avisa:
“Olha quem voltousis!” ou para reforçar a potência do motor (220cv) ele declara
“Cavalis prá Cacildis!”
Em um dia a peça impactou mais de 28 milhões de pessoas, gerando mais de
16.971 compartilhamentos, na seção “Compartilha, Cacildis” do site do Novo
Fusca.
Agora que vcs já sabem o que são memes, nós vamos para a baleia.
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