segunda-feira, 29 de abril de 2013

A nova era da TV


É quase impossível a internet e a televisão não andarem juntas hoje em dia. O que era passivo, preso as grades das emissoras, vira ativo, e pode se ver o que quiser, na hora em que bem entender. Sem falar que a TV vira também um centro de mídia para ouvir suas músicas, rádios online, ver fotos, clipes, jogar games, etc. Há algumas maneiras de se começar a ver TV assim, que hoje é conhecida como TV 2.0, que com ajuda das redes sociais tem um modo inovador de pensar sobre a TV convencional.
A SmartTV, que é a fusão da TV com a internet, é um ótimo exemplo dessa convergência. Ela proporciona ao telespectador usar aparelho televisivo para se conectar a internet e não apenas como TV. Nela existe o conteúdo interativo, que permite o telespectador escolher o que quer ver. Todas as SmartTVs possuem uma página inicial que permite o acesso a diferentes funções, e também o link para sua loja exclusiva de aplicativos. O que transforma os até então conhecidos “telespectadores” em “consumidores de tela”.

Essa interatividade é de extrema importância, pois o que as emissoras mais querem é a audiência e para ganhar audiência é preciso saber o que o público quer. Com a convergência da TV e da internet vemos que os canais conseguem descobrir o que a audiência deseja. Um ótimo exemplo hoje em dia são os programas de TV que utilizam as redes sociais para mostrar ao vivo o que os consumidores estão achando do programa. Claro que existe um filtro até sua mensagem chegar a ser mostrada no programa, porém essa interatividade faz com que as pessoas se sintam próximas ao que estão vendo e o programa ganha audiência. A rede Globo, por exemplo, vem apostando nesse tipo de comunicação. Muitos de seus programas, como The Voice Brasil, Video Show e Encontro, utilizam o Twitter para interagir com o público. Como já acontecia nos jogos de futebol onde os consumidores de tela podem questionar sobre decisões do técnico, e até fazer perguntas, aos narradores.
Essa convergência só tem a acrescentar, são as emissoras convencionais que ganham mais espaços e visibilidade, é o surgimento de novos produtores de conteúdo e a interatividade, que público tanto gosta, vai crescer cada vez mais.

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